top of page
Buscar

Vaginose Citolítica.Você sabe o que é?

  • Foto do escritor: DOIS Marketing Online
    DOIS Marketing Online
  • 3 de dez. de 2024
  • 2 min de leitura

ree

É uma condição que ocorre quando há um crescimento excessivo de lactobacilos na vagina, o que leva a um desequilíbrio na flora vaginal e a sintomas como corrimento vaginal e coceira.


Com certa frequência, alguns médicos limitam sua visão de corrimento vaginal a candidíase, vaginose bacteriana e tricomoníase. Embora a grande maioria dos casos (90%) se enquadre nestas 3 patologias, é nos outros 10% que reside o verdadeiro desafio diagnóstico. Como consequência, pacientes com outras condições passam por longos períodos de estresse físico e psicológico devido a repetidas falhas terapêuticas.


A VC caracteriza-se por uma proliferação anômala e quantidades mais altas de morfotipos de Lactobacillus, incluindo Lactobacillus longos juntos a fragmentos de células epiteliais, núcleos desnudos (citólise) e ausência de esporos, pseudohifas, outras bactérias ou leucócitos. A extensa citólise ocorre principal-mente nas células intermediárias e é provavelmente decorrente a uma excessiva glicólise, que leva à produção de uma grande quantidade de ácido láctico (principalmente isômero L), que se traduz num pH mais ácido. ⠀


Seu diagnóstico tem como base a análise microscópica do conteúdo vaginal de mulheres com sinais e sintomas quase idênticos à candidíase vulvovaginal (prurido e ardência vulvovaginal, dispareunia, corrimento esbranquiçado de aspecto grumoso e pH <4,5). A cultura também tem um importante papel em excluir possíveis candidas não-albicans.


O principal objetivo do tratamento é o alívio dos sintomas. As principais considerações e recomendações atuais do tratamento são apresentadas detalhadamente no Guia de Prescrição (clique aqui), embora a literatura aponte como possíveis tratamentos que propiciam alívio:


Banho de assento com bicarbonato de sódio (1ª linha): realizar 2-3 banhos durante 15 minutos com 30-60g de bicarbonato de sódio (2 a 3 colheres de sopa) em 5 cm de água (1 a 2 L) na 1ª semana e depois 1-2x/semana para prevenir a recorrência.


Ducha vaginal: misturar 15-30g de bicarbonato de sódio em 0,5 L de água morna e irrigar a vagina 2-3x/semana e depois 1-2x para prevenir a recorrência

Óvulos vaginais de bicarbonato de sódio 10% ou borato de sódio 2% – devem ser manipulados e utlizados conforme orientações acima

Outro aspecto importante do tratamento é descontinuar toda e qualquer terapêutica homeopática ou farmacológica erradamente administrada, incluindo antibióticos, antifúngicos, suplementos acidófilos ou tratamentos caseiros (como iogurtes ou outros probióticos naturais.

 
 
 

Comentários


© 2024 por Drª Ana Maria Peterlinkar - Criado por Dois Marketing On-line 

bottom of page