Vaginose bacteriana. Você sabe o que é?
- DOIS Marketing Online
- 4 de set. de 2024
- 1 min de leitura

A vaginose bacteriana é um quadro clínico comum que ocorre quando ocorre alguma alteração no equilíbrio de bactérias na vagina (microbioma vaginal).
Muitos tipos de bactérias residem normalmente na vagina. Um tipo, o chamado lactobacilo, mantém a acidez normal da vagina. Ao fazer isso, os lactobacilos ajudam a manter o revestimento da vagina saudável e
previnem o crescimento de certas bactérias que causam infecções. A vaginose bacteriana ocorre quando o número de lactobacilos protetores diminui e o número de outras bactérias que estão normalmente presentes (por exemplo, as bactérias Gardnerella vaginalis e Mobilincus) aumenta.
A vaginose bacteriana é uma alteração no equilíbrio da flora vaginal saudável. Ela não é considerada uma infecção sexualmente transmissível. A vaginose bacteriana pode ocorrer em mulheres que nunca tiveram ou não tiveram atividade sexual recentemente.
No entanto, ela está associada a alguns aspectos da
atividade sexual, assim como medidas de higiene, imunidade, entre outros fatores. Mas vale lembrar que as pessoas com vaginose bacteriana têm um risco maior de adquirir uma infecção sexualmente transmissível.



Comentários